Notícias

Vai navegar? Cuidado com as Baleias!

Entre os meses de junho e novembro, Santa Catarina recebe a visita de um dos maiores mamíferos marinhos que existe. Já sabe de quem estamos falando?

Por viverem em locais de águas mais frias, ao redor da Ilha da Geórgia do Sul no oceano atlântico, e da Península Antártica, as baleias francas (Eubalena australis) viajam aproximadamente 3 mil quilômetros, migrando para o litoral brasileiro atrás de águas mais quentes e calmas para dar à luz e amamentar seus filhotes. Os locais em que se destacam os aparecimentos destes cetáceos são as cidades de Laguna, Imbituba, Garopaba e Florianópolis, todas localizadas em Santa Catarina.

Com um fenômeno deste acontecendo bem pertinho de nós, é impossível negar a vontade de conhecer pessoalmente as nossas visitantes, não é? Mas preste atenção!

Você que está pensando em se aventurar no oceano a procura das Baleias Francas, deve ficar ligado nas regrinhas que devem ser seguidas para manter a sua segurança e a segurança dos cetáceos, sendo algumas delas:

O uso de motor engrenado (ligado) a menos de 100 metros de distância do animal é proibido, devendo o mesmo ser religado somente quando houver uma distância segura de 50 metros do animal. Além disso, é vedada a prática de mergulho ou natação, com ou sem auxílio de equipamentos, em uma distância igual ou menor que 50 metros do animal.

Mesmo mantendo a distância segura da qual comentamos anteriormente, não persiga a baleia por mais de 30 minutos, muito menos bloqueie a passagem dela ficando em sua rota! Além disso, deve-se tomar cuidado também com os ruídos excessivos, como músicas em volumes altos, a menos de 300 metros de qualquer cetáceo.

Estas e outras regras estão publicadas na portaria IBAMA nº 117, de 26 de dezembro de 1996, e seus infratores estão sujeitos a multas.

Mas se, por ventura, a nossa visitante resolver fazer graça e aproximar-se da sua embarcação, como acontecido em alguns vídeos que circulam na internet, não entre em pânico e nem acelere o motor. Apenas lembre-se das regrinhas e desligue o motor (ou deixe em neutro) e curta este fenômeno incrível da natureza!

 

VOCÊ SABIA?

  • A Baleia Franca tem esse nome pois, por conta de sua lentidão e por frequentar a região costeira, era considerada alvo fácil pelos antigos pescadores na época da armação baleeira.
  • Os “esguichos de água” das baleias francas (e de todos os cetáceos, independente da sua espécie) não são, realmente, esguichos de água. Na verdade, elas ejetam ar quente de seus pulmões que, ao ir de encontro com o ar frio da atmosfera, forma uma nuvem com pequenas gotículas de água, dando a impressão de estar esguichando água.
  • As baleias francas têm calosidades no topo e nas laterais da cabeça, as estruturas são espessamentos naturais da pele que crescem quando as baleias nascem e continuam no mesmo lugar por toda a vida do animal. Cada baleia tem um desenho único destas calosidades e por esse motivo, as calosidades servem como “impressões digitais”.
26 de Agosto de 2021
Fale Conosco
Telefone
48 3267 2162
E-mail
contato@oceanobrasil.com
WhatsApp Business
4832672162
Redes Sociais
Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

Seu e-mail já consta em nossa base de dados.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.