Notícias

GASOLINA OXIDADA: É prejudicial para a Bomba de Combustível?

Assim como os demais componentes de uma embarcação, a gasolina precisa ser substituída periodicamente.

O prazo de validade da gasolina dentro do tanque da embarcação é diferente daquele estabelecido para os postos de combustível. Nestas condições, o líquido entra em contato com o oxigênio e calor reduzindo a sua vida útil.

 

Segundo especialistas, não existe um prazo formal de validade para a gasolina, porém, é usual considerar-se três meses como prazo seguro para a gasolina ser utilizada após o último abastecimento.

Após este prazo, a gasolina sofre um processo natural de oxidação com decantação de parafinas (goma), que ficam depositadas nas mangueiras, bombas de combustível e no sistema de combustível, influenciando o funcionamento dos mesmos. Esta parafina também é responsável por obstruir todos os filtros do sistema, desde os filtros de combustível, até os filtros de bomba e dos bicos injetores.

 

Outras circunstâncias que também contribuem para a deterioração da gasolina são: temperaturas elevadas, umidade e contato com metais.

Para que o problema não ocorra na sua embarcação, não basta apenas substituir os filtros: se a gasolina for velha, em pouco tempo o sistema estará obstruído novamente. Esta obstrução leva a bomba de combustível a trabalhar forçada, diminuindo consideravelmente a sua vida útil.

 

Publicação: Marcelo Pinto e Silva

23 de Março de 2021
Fale Conosco
Telefone
48 3267 2162
E-mail
contato@oceanobrasil.com
WhatsApp Business
4832672162
Redes Sociais
Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

Seu e-mail já consta em nossa base de dados.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.