Notícias

Aço Inoxidável: Quais são os tipos e onde são aplicados?

O aço inox é uma liga metálica composta basicamente de ferro, cromo, carbono e níquel. Normalmente utilizados em indústrias, incluindo transporte, construção, arquitetura, equipamentos industriais, ou gastronômicos.

 

Em relação ao aço comum, o aço inoxidável possui alta resistência a corrosão, pois contém em sua composição o Cromo, propriedade que cria uma “camada” protetora contra a depreciação.

 

Embora todos possuam o cromo na sua formação, existem diferentes tipos de aço inox, cada qual com características específicas e aplicabilidades próprias. Os principais gêneros de aço inox são chamados de austeníticos, ferríticos e martensíticos.

 

AUSTENÍTICOS

Quando o assunto é alta resistência a corrosão, o aço inoxidável aconselhável é o austeníticos, composto de 17% a 25% de cromo e 7% a 20% de níquel, a alta ductilidade é uma das características, ou seja, capacidade de sofrer deformação, o que facilita trabalhar com o material, possuem baixas condutividade elétrica e térmica (comum aos inox), além de elevado coeficiente de expansão térmica (maior do que os demais tipos de inox).

São aplicados para fins estruturais, equipamentos para a indústria alimentícia, aeronáutica, petrolífera, hospitalar e utensílios domésticos. Os tipos mais comuns são: 304, 304L, 316 e 316L.

 

FERRÍTICOS

Os aços da classe Ferríticos são magnéticos, exibem boa resistência a corrosão, especialmente corrosão sob tensão, tem boa conformabilidade plástica e podem sofrer diversos fenômenos de fragilização com o aquecimento em certas faixas de temperatura.

Os tipos de ferríticos são: 430, 409, 439 e 441. Utilizados na: construção civil, na arquitetura, em usinas de açúcar, na indústria química e petroquímica, em sistemas de exaustão de gases em motores de explosão e estampagem em geral, em carros ferroviários, vagões, ônibus, vigas para pontes, e etc.

 

MARTENSÍTICOS

Contendo 12% a 18% de cromo e 1% a 1,5% de carbono, o aço inoxidável tipo Martensíticos apresenta bom compromisso entre resistência mecânica e resistência à corrosão, outro aspecto relevante é que são endurecíveis por tratamento térmico, seja recozimento, têmpera ou revenido.

São usados na cutelaria, em instrumentos hospitalares, odontológicos e cirúrgicos, além de estarem presentes em lâminas de corte, disco de freios, entre outros. Tipos: 420 e 410.

 

Independentemente do tipo de aço inoxidável e sua função, quando a limpeza não é feita com frequência e da forma correta, o aço inox enferruja em contato agentes externos. Por esse motivo, é necessário manter as peças de aço inox limpa e livres de umidade na superfície.

 

Publicação: Marcelo Pinto e Silva

06 de Abril de 2021
Fale Conosco
Telefone
48 3267 2162
E-mail
contato@oceanobrasil.com
WhatsApp Business
4832672162
Redes Sociais
Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

Seu e-mail já consta em nossa base de dados.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.